Em 1975, a Volkswagen lançou o Fusca 1300L que seria então a versão Luxo do até então Fusquinha 1300. Ficando então a família completa, o fusquinha 1300, o fusca 1300l, o fuscão 1500 e o super fuscão 1600 sendo assim referenciados até hoje. Mas quais as diferenças do 1300L (luxo) e o 1300 (conhecido como standart ou somente STD) ?
Diferente de que muita gente acredita a motorização e caixa não tinham nenhuma diferença, sendo assim quando você vir algum anuncio informando “motor 1300L” é apenas um engano do anunciante ou então pura falta de conhecimento. As diferenças se resumiam em muitos detalhes estéticos, um detalhe estrutural e a possibilidade de poder escolher alguns opcionais de fábrica para a versão 1300L coisa que a versão 1300 std não permitia.
Basicamente o que a Volkswagen fez foi criar um Fusca 1300 com alguns itens que só existiam no 1500. Muitos Fuscas 1300 STD, eram vendidos para integrar frotas de empresas particulares ou instituições públicas, visto que nesses casos o Luxo era desnecessário e se acabavam economizando alguns cruzeiros comprando um STD. Vejamos então as diferenças:
Fusca 1300L
No Fusca 1300L o padrão de frisos externos seguia igual ao Fusca 1500, frisos no estribo, nas laterais (de para-lama a outro passando pela porta), nos vidros laterais, nas janelas, vigia traseira e para-brisa, friso no centro do porta malas (capô). Já nos fusquinhas, (1300 std) eles não possuíam os frisos dos estribos e o friso central do capô, os outros eram como no 1300L.
A foto acima mostra o manual da década de 70 com um fusca 1300 Std amarelo na capa. Perceba a ausência de frisos no estribo lateral, o friso característico do capo está ausente, as borrachas das janelas também não possuem frisos.
Piscas
Os Piscas dianteiros tinham a mesma lente amarela, porém as capas destes eram cromadas nos fuscas 1300L e pintadas na cor do carro nos 1300 std. é muito difícil achar essas capas originais como as vermelhas da foto ao lado.
Lanternas
As lanternas do Fuscas 1300L seguiam o padrão do Fusca 1500, lanterna Pata de Cavalo com 3 lampadas ( seta, freio/lanterna, ré) as lanternas eram bi colores sendo a seta e freio/lanterna na cor vermelha e a ré na cor branca. Já no Fusca 1300 as lanternas seguiam o padrão do antigo fusca 1300 desde a década de 60, com apenas seta e freio/lanterna e era totalmente vermelha.
Tampa do Motor
A tampa do motor no Fusca 1300 continuou fechada como era antes, porém a tampa do motor do fusca 1300L ficou alteada como no fuscão com 28 aletas.

Para-choque
Um mínimo detalhe nos para-choques, a fita preta, sim, ela é considerada luxo por incrível que pareça, então no Fusca 1300L os para-choques vinham com a fita preta já no Fusca 1300 std vinha sem.
Painel
No interior a diferença é mais visível, o Painel do Fusca 1300L vinha com uma capa de vinil preto, já o Fusquinha não tinha tal capa tendo o painel com a lata amostra na cor do carro.
Ainda no painel o aro do velocímetro e o aro do marcador de combustível era cromado nos Fuscas 1300L já nos STD´s os aros eram pintados na cor cinza fosco.
Bancos
Embora possuíssem a mesma estrutura em ambas as versões o tecido tinha lá suas diferenças, em cada ano a Volkswagen alterou o tecido de ambas as versões mas pode-se tirar um padrão a grosso modo. Normalmente o tecido do banco do fusca STD era o tecido do Fusca 1300l do ano anterior e sem detalhes, como costura eletrônica por exemplo. Então basicamente o que sobrasse do ano anterior de tecido dos 1300L iam encapar os bancos dos STD do ano corrente.
Pivot / Embuchamento
Aqui está na minha opinião a maior diferença entre os 1300L e os 1300, a suspensão dianteira, no caso o que ocorreu foi o seguinte o Fusca 1300L ganhou a suspensão do Fuscão (1500) a suspensão por Pivô, que é realmente uma versão melhorada da antiga suspensão por embuchamento dos antigos fuscas. Como as suspensões são diferentes o Cabeçote (conhecido também por Cabeça de porco) também é diferente entre os modelos, pois as furações são diferentes.
Opcionais
Na versão 1300L existiam alguns opcionais que se podia escolher quando se encomendava um carro zero Km na concessionária, entre eles tecidos em cores diferentes para os bancos e portas. Acredito que em alguns anos mais a frente pode-se escolher um forro para o assoalho entre outras coisas. Além disso como os 1300L vinhão com suspensão a pivô , podia se escolher freio a disco na dianteira. O que é uma maravilha. Já nos STD não se tinha escolha alguma, nem nos freios que sempre vinham com tambor nas 4 rodas. Acredito que haja mais alguns detalhes mínimos e específicos de cada ano mas estas são as principais diferenças entre o Fusca 1300L e o Fusca 1300 (Std). Em breve teremos mais artigos comentando do fenômeno que foi o 1300L e o raro 1500 STD.
Meu fusca é um 76 1300L, mas o painel é todo em lata. Eu acho mais bonito inclusive.
– Ainda não sei dirigir, quero muito aprender; e meu maior desejo é aprender justamente num Fusca é meu sonho ultimamente.
Dirigir um fusca é muito bom.
Eu comprei um Fusca standart 1982, mas possui quadro com pivo, capo traseiro fechado e a sinaleira bem pequena sem a seta de ré. Isso é uma salada de fruta.
Pode até ser uma salada de frutas, mas está correto. Versão stander primeiro ano com painel quadrado e ultimo ano com sinaleira pequena
Sabe me dizer se o banco dele tem encosto de cabeça? Acabo de comprar um standard 82, quero substituir umas peças que foram trocadas pelas originais
Existe Fusca 1.500 ano 1973 com capo do motor de 1.300 ou seja sem as aletas ?????
Todo fusca 1500 vinha com grelha no capo, porem era diferente do 1300L
Queria saber Tb Em o meu eh 1975 eh a tampa eh sem as aletas grelha será q eh melhor trocar
Não. O Fusca 1500, desde o seu lançamento vinha com capo com aletas. O modelo 73 veio com 28 aletas.
não existe 1500 liso
Tenho um fusca 79/79 vermelho. No documento consta que é um 1300L mas ele possui lanternas traseiras Fafá e o painel é na lata. O último proprietário manteve o fusca (em ótimo estado) por 20 anos e diz não ter feito qualquer alteração. Pode isso?
existe registro de fusca 1300 ou 1300L, 1975, com chassi bd e acessórios do bizorrão?
Na tampa traseira do 1300 consta o detalhe cromado 1300?
Estou restaurando um 1300l monocromatico vc tem informacoes sobre todos detalhes internos marrons do mod.so painel e carpete esta original..mexeram bancos forros etc..queria saber detalhes pri cipalmente dos bancoa..voltar ao marrom original
O fusca 77 (1.300) tem ou não tem aquele friso no capô?
GOSTEI MUITO DE SABER A DIFERENÇA
Preciso comprar um manual original para meu fusca,o meu foi extraviado.
Alguém tem o manual do 1975 modelo 1300L em pdf para download?
Olá amigos, estou restaurando um fusca 1300 std 1975. Estou atento a cada detalhe, desde uma borracha do chassi.. Ficarei muito grato se puderem me ajudar em relação a parte interna dele.. Obrigado
Pessoal, alguém sabe alguma seguradora que contrata seguro pra Fusca 1980? obrigado
Alguém tem fotos originais do 1300 STD de 1981??? E tbm das outras versões do mesmo ano???
muito bom gostei de saber
Tenho 1300 L ano 80
Não tem abastecimento lateral
Saiu alguma versão ou foi trocado carroceria ? Maçaneta de gatilho ele tem
tenho um 76 e gostaria de saber qual a finalidade do estabilizador traseiro e se tirar qual o efeito
Tenho um fusca 1300l 1978,ta nos documentos 1300l,56cv,esta correto a potência?porque o 1500 também é 56cv.
Meu fusca 78 1300l,ta nos documentos 56cv,ta correto?ja que 56cv é motor 1600 um carburador,pelo que pesquizei.
Fusca marca no documento se é 1300L ou não
nenhum Fusca 80 tem as aletas, todos são lisa