Fusca 1300 e 1300L – Qual a diferença?

Em 1975, a Volkswagen lançou o Fusca 1300L que seria então a versão Luxo do até então Fusquinha 1300. Ficando então a família completa, o fusquinha 1300, o fusca 1300l, o fuscão 1500 e o super fuscão 1600 sendo assim referenciados até hoje. Mas quais as diferenças do 1300L (luxo) e o 1300 (conhecido como standart ou somente STD) ?

Diferente de que muita gente acredita a motorização e caixa não tinham nenhuma diferença, sendo assim quando você vir algum anuncio informando “motor 1300L” é apenas um engano do anunciante ou então pura falta de conhecimento. As diferenças se resumiam em muitos detalhes estéticos, um detalhe estrutural e a possibilidade de poder escolher alguns opcionais de fábrica para a versão 1300L coisa que a versão 1300 std não permitia.

Basicamente o que a Volkswagen fez foi criar um Fusca 1300 com alguns itens que só existiam no 1500. Muitos Fuscas 1300 STD, eram vendidos para integrar frotas de empresas particulares ou instituições públicas, visto que nesses casos o Luxo era desnecessário e se acabavam economizando alguns cruzeiros comprando um STD. Vejamos então as diferenças:

Fusca 1300L

No Fusca 1300L o padrão de frisos externos seguia igual ao Fusca 1500, frisos no estribo, nas laterais (de para-lama a outro passando pela porta), nos vidros laterais, nas janelas, vigia traseira e para-brisa, friso no centro do porta malas (capô). Já nos fusquinhas, (1300 std) eles não possuíam os frisos dos estribos e o friso central do capô, os outros eram como no 1300L.

Fusca 1975 1300 STD

A foto acima mostra o manual da década de 70 com um fusca 1300 Std amarelo na capa. Perceba  a ausência de frisos no estribo lateral, o friso característico do capo está ausente, as borrachas das janelas também não possuem frisos.

Piscas

Pisca do fusca STDOs Piscas dianteiros tinham a mesma lente amarela, porém as capas destes eram cromadas nos fuscas 1300L e pintadas na cor do carro nos 1300 std. é muito difícil achar essas capas originais como as vermelhas da foto ao lado.

 

Lanternas

As lanternas do Fuscas 1300L seguiam o padrão do Fusca 1500, lanterna Pata de Cavalo com 3 lampadas ( seta, freio/lanterna, ré) as lanternas eram bi colores sendo a seta e freio/lanterna na cor vermelha e a ré na cor branca. Já no Fusca 1300 as lanternas seguiam o padrão do antigo fusca 1300 desde a década de 60, com apenas seta e freio/lanterna e era totalmente vermelha.

Tampa do Motor

A tampa do motor no Fusca 1300 continuou fechada como era antes, porém a tampa do motor do fusca 1300L ficou alteada como no fuscão com 28 aletas.

Tampa do motor do vusca
fonte vwantigo.com

Para-choque

Pisca do fusca STDUm mínimo detalhe nos para-choques, a fita preta, sim, ela é considerada luxo por incrível que pareça, então no Fusca 1300L os para-choques vinham com a fita preta já no Fusca 1300 std vinha sem.

Painel

No interior a diferença é mais visível, o Painel do Fusca 1300L vinha com uma capa de vinil preto, já o Fusquinha não tinha tal capa tendo o painel com a lata amostra na cor do carro.

Painel do Fusca

Ainda no painel o aro do velocímetro e o aro do marcador de combustível era cromado nos Fuscas 1300L já nos STD´s os aros eram pintados na cor cinza fosco.

Bancos

Embora possuíssem a mesma estrutura em ambas as versões o tecido tinha lá suas diferenças, em cada ano a Volkswagen alterou o tecido de ambas as versões mas pode-se tirar um padrão a grosso modo. Normalmente o tecido do banco do fusca STD era o tecido do Fusca 1300l do ano anterior e sem detalhes, como costura eletrônica por exemplo. Então basicamente o que sobrasse do ano anterior de tecido dos 1300L iam encapar os bancos dos STD do ano corrente.

Pivot / Embuchamento

Aqui está na minha opinião a maior diferença entre os 1300L e os 1300, a suspensão dianteira, no caso o que ocorreu foi o seguinte o Fusca 1300L ganhou a suspensão do Fuscão (1500) a suspensão por Pivô, que é realmente uma versão melhorada da antiga suspensão por embuchamento dos antigos fuscas. Como as suspensões são diferentes o Cabeçote (conhecido também por Cabeça de porco) também é diferente entre os modelos, pois as furações são diferentes.

Opcionais

Na versão 1300L existiam alguns opcionais que se podia escolher quando se encomendava um carro zero Km na concessionária, entre eles tecidos em cores diferentes para os bancos e portas. Acredito que em alguns anos mais a frente pode-se escolher um forro para o assoalho entre outras coisas. Além disso como os 1300L vinhão com suspensão a pivô , podia se escolher freio a disco na dianteira. O que é uma maravilha. Já nos STD não se tinha escolha alguma, nem nos freios que sempre vinham com tambor nas 4 rodas. Acredito que haja mais alguns detalhes mínimos e específicos de cada ano mas estas são as principais diferenças entre o Fusca 1300L e o Fusca 1300 (Std). Em breve teremos mais artigos comentando do fenômeno que foi o 1300L e o raro 1500 STD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 comentários sobre “Fusca 1300 e 1300L – Qual a diferença?”

  1. Eu comprei um Fusca standart 1982, mas possui quadro com pivo, capo traseiro fechado e a sinaleira bem pequena sem a seta de ré. Isso é uma salada de fruta.